Beira Meu Amor

A Beira foi o grande amor da minha vida. Recebeu-me com seis anos, em Novembro de 1950 e deixei-a, com a alma em desespero e o coração a sangrar, em 5 de Agosto de 1974. Pelo meio ficaram 24 anos de felicidade. Tive a sorte de estar no lugar certo, na época certa. Fui muito feliz em Moçambique e não me lembro de um dia menos bom. Aos meus pais, irmão, outros familiares, amigos e, principalmente, ao Povo moçambicano, aqui deixo o meu muito obrigado. Manuel Palhares

Archives
A minha foto
Nome:
Localização: Odivelas, Lisboa, Portugal

quinta-feira, setembro 13, 2007

Centenário da Cidade da Beira - Fotografias dos dias 20 e 21 de Agosto de 2007

Caros Amigos,

Passada um pouco a enorme saudade que as comemorações do 1º Centenário da Cidade da Beira fizeram avivar, aqui ficam estes slide shows da nossa cidade, referentes aos dias 20 e 21 de Agosto de 2007.
Estas fotografias foram amavelmente postas à minha disposição pelo meu amigo Paulo Barreto e foram tiradas, nos dias atrás referidos, por uma prima sua que visitou a Beira por essa altura.
Ao Paulo Barreto o meu obrigado!
Com amizade,

Manuel Palhares

Odivelas, 15 de Setembro de 2007.

P.S.: Passando o rato por cima das fotografias podem ser encontradas referências sobre as mesmas.
















16 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Olá Manuel,

Simplesmente fantástico. É bom recordar.(gostei de ver o pavilhão da Mocidade Portuguesa e a Casa Bulha)
Obrigada.
Beijinho beirense

sábado, setembro 15, 2007 8:16:00 da tarde  
Blogger Unknown said...

Meu caro:

Não tenho palavras para te agradecer o trabalho que tiveste. Obrigado também ao Paulo Barreto, que julgo não conhecer, por ter proporcionado isto. Ao ver estas fotografias perpassam pela minha mente tantas situações, lugares, pessoas, enfim ... 26 anos de uma vida passados naquela terra maravilhosa.
Obrigado meu amigo. Um grande abraço do Ferreira

sábado, setembro 15, 2007 10:42:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro Manuel
Obrigada por nos mostrar fotos da nossa Beira que embora nos deixam saudades, não nos fazem ter vontade de chorar que foi o que me aconteceu com o inclassificável documentário da RTP1.
Beijinhos
Marocas

domingo, setembro 16, 2007 11:16:00 da manhã  
Blogger Manuel Palhares said...

Meus caros amigos:

Alda, Fernando e Marocas,


Muito obrigado pelas vossas amáveis palavras.
Já que não fomos lá, matamos um pouco as saudades através destas fotografias. Cada um tem os seus locais favoritos e a quantidade dá para escolher à vontade.
Um beijinho para as meninas e um abraço para o rapaz,

Manuel Palhares

P.S.: Fernando, já falta pouco mais de um mês para estarmos de novo juntos.

domingo, setembro 16, 2007 4:21:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olá Manel
Volto aqui novamente ao teu blog, pois acho que tu mereces mais umas palavrinhas minhas. Sabes, tu fazes sempre coisas fantáticas e estes slides, vieram mais uma vez fazer-nos cair a lágrima do olho. Que bom foi ver todos estes lugares que nos trazem belas recordações. O Paulo foi um querido e até me mandou uma da minha casa, que como já te disse era em frente á dos avós dele. Fiquei feliz por saber que as tias dele que eu tão bem conheci estão todas bem. Vai escrevendo sempre no blog Manel, pois por vezes ficas muito afastado, e só tu para nos dar algo com interesse.
Beijinho
Teresa

domingo, setembro 16, 2007 4:31:00 da tarde  
Blogger Manuel Palhares said...

Olá Teresa,

Boa tarde!

Nem tenho palavras para te agradecer devidamente tão generosas palavras, minha boa amiga. Penso que não mereço tanto, mas muito obrigado.
Eu acompanhei a troca de mensagens entre ti e o Paulo e fiquei contente por esse "reencontro" teu com as tias dele.
Eu, de Maio/Junho a Agosto/Setembro, fico sempre muito preguiçoso, mas depois, quando o tempo arrefece, lá me vão surgindo algumas ideias...
Um beijinho Teresa e sempre ao teu dispor,

Manel

segunda-feira, setembro 17, 2007 4:32:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Manuel,
só tenho pena de não ter mais material para te enviar. A verdade é que fazes maravilhas com o que te chega às mãos. Já para não falar das outras maravilhas...os teus escritos!
Também no meu blog estão (ou estarão)estas fotos que vou colocando à medida da minha disponibilidade. Mas até isso tem a tua influência...tive em tempos a ideia de "ilustrar" a tua bela visita "Do Largo do Município à Praça da Índia".Não sendo possível resolvi "passear pela Beira".
Aquele abraço
Paulo Barreto

quarta-feira, setembro 19, 2007 5:52:00 da tarde  
Blogger Manuel Palhares said...

Paulo,

Obrigado pela visita e pelas tuas amáveis palavras, mas nada disto teria sido possível se não tivesses tido a generosidade de disponililizar as fotografias tiradas pela tua prima.
Mais uma vez obrigado e um grande abraço,

Manuel Palhares

sexta-feira, setembro 21, 2007 12:07:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Maneliiiiiiiiii,

Os iiiiis a mais, são do choro contido. Suponho que estás feliz, não? Viste a tua casa?
Mataste a saudade? E essa lágrima aí escondida igual á minha? Tu só choras com o teu Porto e com....a nossa cidade. Manel, não está tão má como nos querem impingir. Ciumes, direi eu. Claro, falta-lhe o fermento do outrora, mas a gente sabe o porquê.
Agradeço também ao Paulo o enorme favor e presente que nos deu... só lhe pedindo, para a próxima que tire fotos do meu palácio, heheh, só mostrou um pouquinho do campo do golfe e do S.Jorge.
Um abraço a todos os beirenses. e para ti, aquele beijo especial.

SAO ALVES(para nao dizeres que sou a James Bond de saias!)

quinta-feira, setembro 27, 2007 10:40:00 da tarde  
Blogger Manuel Palhares said...

Olá Sãozita,

Vê tu bem como ando vadio, pois já por aqui não passava há uns dias: é deste Verão que teima em não se ir embora.
Entretanto já falámos hoje e as novas estão em dia.
Um beijinho,

Manuel Palhares

domingo, outubro 07, 2007 5:12:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olá meu primo Néné, temos lido com alguma regularidade os teus escritos que a todos nos toca de modo especial. Que é feito de vós? Por cá a maior novidade é que fomos avós de dois gémeos rapagões que já vão nos 18 meses. Abração e Kanimambo

terça-feira, outubro 09, 2007 7:26:00 da tarde  
Blogger Manuel Palhares said...

Lucha e João,

Foi grande a minha alegria ao ler a mensagem que a Lucha aqui deixou.
Há tanto tempo que não sabia nada de vós e a novidade que me dá, sobre os vossos netinhos, é maravilhosa. Imagino a vossa felicidade...
Entretanto,já telefonei à Lucha e já tenho o e-mail do João, para pudermos trocar mensagens com mais regularidade.
Um beijinho para a Lucha e um abraço para o João, do primo que muito vos estima,

Nené

P.S.: Lucha, podes encontrar o que escrevi aqui no blog, sobre o teu querido Pai, nos arquivos de Janeiro de 2006.

quinta-feira, outubro 11, 2007 2:07:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Caro Senhor Manuel Palhares,

Somos uma

Associação/ONG Luso/Holandesa, com sede em Estoril,
que tem
como finalidade a ajuda humanitária. Estamos a
trabalhar em
Moçambique e neste momento temos em vista um
projecto para a cidade
da Beira. Gostaríamos em primeiro
lugar contactar consigo e
posteriormente com demais residentes ou
antigos residentes da Beira que
tragam esta bela cidade no seu
coração.

Antecipadamente agradecidos,
apresentamos as nossas cordiais
suadções.


O Presidente
ONG Amigos Sem
Fronteiras

Prof. Marcos C.M. van Hooff

Contacto por telm: 93 620
16 39.
Contacto por e-mail: amigossemfronteiras@teledata.mz

quinta-feira, novembro 22, 2007 2:25:00 da tarde  
Blogger Isabel Filipe said...

Manel,

Não há limites para o homem que possui a capacidade de sonhar. É necessário muito pouco para provocar um sorriso e basta um sorriso para que tudo se torne possível.
Descobrimos que o Ano que termina vale a pena, quando começamos a enviar e receber os cartões de Natal. Afinal, de algum modo, aprendemos que o que realmente importa são os sentimentos, é o amor... É estarmos ligados, unidos. É isto que comemoramos: O nascimento da esperança de um mundo melhor. Muita paz, alegria e amor na tua vida e de todos que te são queridos. Feliz Natal! Feliz 2008.
Beijinhos
Isabel Filipe

sexta-feira, dezembro 21, 2007 9:00:00 da manhã  
Blogger Manuel Palhares said...

Meu caro Marcos,

Não faz muito sentido esta resposta porque, entretanto, já almoçamos juntos e conversamos longamente sobre a sua ONG e os projectos que tem para a Beira.
Todavia, aproveito a oportunidade para lhe desejar umas Boas Festas e que o Novo Ano lhe traga muitas felicidades, quer a nível pessoal, quer a nível profissional.
Um abraço,

Manuel Palhares

sábado, dezembro 29, 2007 1:03:00 da tarde  
Blogger Manuel Palhares said...

Isabel,

Como foi doce receber e ler a tua mensagem, cheia de amor fraternal pelos amigos e esperança num amanhã melhor...
Obigado, minha amiga, por te teres lembrado deste teu amigo por vezes tão ausente destas andanças.
Boas Festas para ti e para os teus e que o Novo Ano vos traga muita saúde, paz, amor e felicidade.
Um beijinho,

Manel

sábado, dezembro 29, 2007 1:16:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

/body>